AÇÃO SOCIAL - inclusão

Tendal da Lapa é opção de lazer para deficientes da região Noroeste

Mães enfrentam desafios para inclusão dos filhos

Autor:,(FOLHA NOROESTE) 16/05/2011


Acessibilidade é permitir que qualquer pessoa, independente de sua deficiência, seja cidadão. E é isso que as mães dos alunos especiais que freqüentam o Tendal da Lapa buscam para seus filhos. Considerado referência cultural na região noroeste, o espaço que recebe em média 2 mil pessoas por mês oferece hoje 60 oficinas culturais, sendo 2 voltadas para alunos especiais. Atualmente, 80 integrantes, entre crianças e idosos com deficiências mentais e físicas, que antes praticavam uma série de atividades na Estação Ciência, fruto de uma parceria com a PUC ( Pontifíca Universidade Católica de São Paulo), foram acolhidos pelo Tendal, que apesar de não ter estrutura adequada conta com a cooperação de mães e professores voluntários para atendê-los da melhor maneira possível. A iniciativa conta ainda com a colaboração da Subprefeitura da Lapa, que pretende ampliar as atividades em breve.

Até o ano passado, a Estação Ciência oferecia atividades para ampliar as oportunidades de capacitação profissional e inclusão de deficientes na sociedade. Este ano, por motivo de reforma, essas oficinas foram paralisadas surpreendendo a todos que freqüentavam o local. “A interdição foi uma surpresa para todos nós. Para mim, isso foi uma exclusão social, pois falaram que vão reduzir o espaço para incluir um projeto ajudando pessoas com síndrome de Down de 0 a 18 anos. Só que ninguém tem nada contra essas pessoas, tanto que no nosso grupo há pessoas com Down. Não é certo você excluir um grupo para incluir outro”, afirma Solange Manzi Auriani, mãe de Leandro, 23 e Carolina, 24, dois jovens intelectuais (portadores de alguma deficiência mental).

Apreensivas, as mães foram recebidas pelo Tendal da Lapa, um espaço nada acessível aos deficientes que, com o passar do tempo, acabou se tornando um bom exemplo de integração social em resposta aos vários obstáculos que a cidade impõe, sobretudo no que diz respeito ao acesso ao centro cultural.

Com medo de que aconteça algo com os cadeirantes deixados pelo Atende (Transporte para passageiros especiais) na Estação Ciência, todas as mães se reúnem antes da aula e vão buscá-los. “As calçadas das cidades são todas esburacas, ficamos preocupadas deles virem sozinhos. Deste modo a gente sempre vai buscar”, conta Sônia Maria Caldeira que leva quase todos os dias seu filho Douglas, 33, com síndrome de Down, para praticar atividades no Tendal.

Para melhorar o atendimento prestado aos novos alunos, o supervisor de Cultura da Subprefeitura da Lapa, Gerisvaldo Barbosa de Souza (GÊ), já entrou em contato com o subprefeito da região, Carlos Fernandes, buscando ampliar as atividades oferecidas pelo Tendal, como aulas de capoeira e dança do ventre. Hoje, são oferecidas somente duas oficinas específicas, de expressão corporal e jogos teatrais. A subprefeitura também tentou entrar em acordo com a Estação Ciência para transferir os antigos professores para a unidade, mas a solicitação não foi atendida.

Na falta de condições adequadas para aprender e ensinar, alunos e voluntários se vêem obrigados a trocar experiências fortalecendo o verdadeiro princípio da inclusão social. “É uma troca de experiência, um aprende com o outro”, resume Solange. Aliada à dedicação de funcionários e professores, a força de vontade das mães do Tendal foi vital para superar todos esses desafios. “Trago meu filho para não ficar em casa dentro do quarto o dia inteiro, finaliza Sônia. Mãe é mãe.

Conheça o Atende - Serviço de Atendimento Especial

O Atende é um serviço porta a porta, que leva pessoas com deficiência severa, gratuitamente, para locais de reabilitação, tratamento de saúde e educação.

Os veículos que operam neste serviço são devidamente adaptados para garantir conforto e segurança a seus usuários e equipados com plataforma de elevação para embarque e desembarque. A fiscalização do serviço é de responsabilidade da SPTrans

As pessoas transportadas são cadastradas e agendam sua programação de viagens sempre quinze dias antes do início de cada mês.

Os interessados em se cadastrar podem retirar em qualquer um dos postos de atendimento a ficha de avaliação médica a ser preenchida pelo médico responsável.

Essa ficha deverá retornar ao mesmo posto, onde também serão preenchidas a Ficha de Inscrição (dados pessoais gerais) e a Ficha de Programação de Viagens (com informações sobre destino, dias e horários das viagens pretendidas). A SPTrans vai avaliar esses dados e entrar em contato com o candidato para informá-lo sobre a conclusão de seu cadastro.

Lembrando que para realizar o cadastro do usuário é necessária a apresentação de CPF e RG ou Certidão de nascimento, em caso de menores de idade (originais); comprovante de endereço (conta de água, luz ou telefone). Para os responsáveis é preciso apresentar RG (original); comprovante de endereço (conta de água, luz ou telefone).

Veja os postos de atendimentos da região noroeste

Subprefeitura Freguesia do Ó - R. João Marcelino Branco, 95 Tel.: 3984.2576

Subprefeitura Lapa - R. Guaicurus, 1000 Tel.: 3801.4126

Subprefeitura Perus - R. Ylídio Figueiredo, 349 Tel.: 3918.4467

Terminal Pirituba - Av. Raimundo Pereira de Magalhães, 4991 Tel.: 3974.4919

Mais informações sobre o serviço Atende podem ser obtidas pelo site www.sptrans.com.br ou pelo telefone 156.

Saiba mais sobre o Espaço Cultural Tendal

O Tendal fica no bairro da Lapa e é considerado a maior casa de cultura municipal da cidade. Ocupa aproximadamente 7.400 m² de um prédio histórico da Região Noroeste. O local também abriga diversos órgãos públicos, inclusive a Subprefeitura da Lapa que admnistra o lugar.Quem quiser conhecer os cursos e as oficinas que o espaço oferece é só ligar para o número 3862-1837 ou ir até a rua Guaicurus, 1100.